top of page

Artimanhas animais

Cantinho informativo

Carrying Piglet on Farm
Clinical Dog Examination
Dalmatian Dog
parvovirose canina_0.webp

O que é a Parvovirose canina?

Parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa e muito comum em cães, seu principal sintoma é a diarreia acompanhada de sangue.As vacinas disponíveis atualmente têm controlado a propagação da doença, mas apesar de terem sidos vacinados, alguns cães ainda correm o risco de contraí-la e podem chegar a falecer.A parvovirose é transmitida por meio do contato com fezes ou vômitos contendo o parvovírus, podendo ocorrer por via respiratória, secreção oculonasal ou contato direto com outros cães infectados.O vírus pode permanecer durante meses em um ambiente e é conhecido por sobreviver em objetos, como roupas, cobertores, potes de ração ou até mesmo no próprio piso. Por isso é importante que qualquer material fecal ou vômito seja removido com água sanitária.O período de incubação, ou seja, o tempo de exposição ao vírus até o momento em que os sinais da doença começam a aparecer em torno de 7 a 14 dias. Os principais sintomas da doença são: Vômito, Letargia, Anorexia, Perda de peso repentina, Diarreia (com sangue nas fezes), Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva), Febre (em alguns casos). A maioria dos casos da doença são observados em cães com menos de 6 meses de idade, e os casos mais graves geralmente ocorrem em cães com menos de 12 semanas. Se você perceber qualquer um desses sintomas em seu animal, leve-o imediatamente ao médico veterinário.Caso o cão seja diagnosticado com a doença, a primeira coisa a se fazer é isolá-lo de outros animais para evitar o contágio. A indicação de internar o animal em um hospital ou clínica veterinária durante o tratamento é para garantir o isolamento e evitar a propagação do vírus, além de dar o melhor suporte para a cura ser o mais breve possível.Normalmente o cão com Parvovirose fica muito desidratado e precisa ser internado para receber cuidados especiais, como receber fluidos e eletrólitos para repor os líquidos perdidos na desidratação. Além disso, o cão precisará tomar antibióticos e alguns remédios para evitar o vômito e não agravar o quadro.Durante o tratamento, o animal perde o apetite e não se alimenta direito. A Parvovirose canina tem cura, mas o resultado do tratamento vai depender da imunidade do cão e o estágio em que a doença se encontra. Fique atentoporque a Parvovirose pode matar, é preciso estar atento aos menores sinais do seu animalzinho e as mudanças na sua rotina.A vacinação é a maneira mais segura e eficaz de prevenir a Parvovirose, mas não elimina os riscos totalmente. Infelizmente cães vacinados podem contrair a doença. 

cino.jpg
Cinomose Canina: 

A Cinomose é uma doença infecciosa e altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente entre os cães.

Ela afeta cães de todas ás idades, raça ou porte em qualquer fase de vida e também os canídeos silvestres, mustelídeos, entre outros.

A doença é muito conhecida por acometer principalmente os filhotes em fase de vacinação ou animais não vacinados. Ela pode se manifestar de duas maneiras, neurológica, sistêmica ou em combinação em em conjuntas em um mesmo animal, debilitando o sistema imunológico podendo levar a morte.

Por se tratar de um vírus a transmissão acontece através do ar, porem o vírus permanecem por um curto período em superfícies, podendo ser transmitido por meio de brinquedos, bebedouros, comedouros, acessórios e ambientes frequentados por animais que estão positivos para Cinomose.​

Os sintomas da Cinomose podem variar, mas geralmente incluem:

Diarreia;

Dificuldade locomotora;

Secreção ocular e nasal;

Fraqueza;

Diminuição do apetite;

Vômito;

Dificuldade respiratória.

Caso seu cão apresente qualquer sintoma, é importante levá-lo ao médico veterinário imediatamente para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.   

Clinica veterinária Dr. Alessandro Godoy

©2024 por Clinica veterinária Dr Alessandro Godoy. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page